Várias Coisas Pra Fazer

23 janeiro 2010

Perco a hora, mas não a dignidade.:

“Bom dia. O metro começa agora suas operações. Sejam benvindos ao metro de São Paulo”. Foi bastante reconfortante ouvir aquele “bom dia”. Nunca me senti tão bem em retribui-lo. Ao passar a catraca, que debitou meus humildes e únicos 2 reais e 55 centavos, me senti muito importante e mandei de volta: Bom dia!

Mas meu dia tinha começado a muito tempo. Com uma ligação. Dispensei uma carona. Mas depois pensei que isso não tinha sido a melhor coisa a se fazer. Tudo bem. Quem está na chuva, é pra se molhar. Eu nunca me molho. Porque faço chapinha. Então, quando acabei as minhas horas de lazer e resolvi que era hora de ir embora, só havia dois empecilhos. Um: não tinha mais condução. Dois: não tenho carro.

É nessas horas que você pensa: quando eu crescer, quero ser taxista. O filho da puta que vier me buscar e levar até em casa vai ficar com a carteira cheia de dinheiro! No mínimo uns 70 reais vai dá essa corrida. Aí me veio a lembrança do bar. Por que não voltar e continuar a beber? Meu estomago foi quem deu a resposta.

Peguei o número do taxi, liguei. Ocupado! Era só que me faltava, uma rede de taxi se dar ao luxo de ficar com seus telefones ocupados às 2 horas e 35 minutos da madrugada, comigo de porre querendo voltar pra casa. Risca o porre. Eu estava sóbria. Mas não totalmente, vamos dizer assim. Tentei de novo. O-cu-pa-do.
Resolvi sentar e esperar. A essa altura, quem se importava se as escadas do metro estavam sujas ou não.

Estavam. Mas por pouco tempo. Em baixo, dentro da estação, rolava uma super faxina. Eu, confortavelmente sentada no degrau, acompanhava tudo. Primeiro, um vap poderosíssimo joga água pra tudo quanto é canto. Depois, vem uma galera (só homens) passando o escovão. Todos no mesmo ritmo. É bonito de se ver. Deu até uma limpeza no meu ser, ver aquela água, sabão e esfrega daqui e de lá.

Pensei, até que não estou tão mal. Poderia ser pior. Antes ficar do lado de fora do metro, do que dentro e tendo que trabalhar. Ainda mais de madrugada, com rodo e pano de chão na mão. Liguei novamente para o taxi. Ocupado. Foi nessa hora que senti algo estranho, olhei no relógio e já estava ali há cinco minutos. Ou dez. Não senti raiva, nem pressa. Senti sono. Dormi.

“Vamos lavar aí”. Acordei. Sério? Estava tão bom ficar aqui. 3h15. Percebendo que eu não passava de uma menina de bom coração que só estava esperando o metro abrir, o então supervisor dos faxineiros (ele usava uma roupa diferente dos demais, camisa branca. Devia ser o chefe) me disse: “vai pra aquela escada ali. Passa por aqui, e senta lá. Aquela já limpamos”.

Fiquei muito grata. É claro que foi um super favor. Afinal, o que eu podia esperar? Que ele falasse: “Entra aqui, vai lá pra SSO e aguarda que já te levo um travesseiro, cobertor e um chocolate quente”. Boa tarde! Ele foi brother. Por isso segui seu conselho e fui para outra escada. Já estava limpinha, parecia que me esperando.
Sentei. Relógio 3h20. Nada mal. Daqui uma hora e quarenta minutos já estou dentro do meu querido vagão rumo a linha vermelha. Acho digno.

Minha mãe não confiaria tanto em mim se soubesse que às 3h15 da madrugada sua filha estava sentada na escadaria do metro. Que risco corro? Nenhum. Seria muito idiota da parte do senhor assaltante assaltar uma mocinha com mochila risca nas costas, de allstar roxo, sentada na porta do metro, sem um tostão. A não ser pelo cartão de débito. Esse sim tinha fortunas. Mas sem total utilidade naquele momento.

Poderia ser estuprada, Diana. Ela falaria. Boa tarde! Minha mãe parece que não me conhece de outros carnavais. Eu e meu capuz. A combinação perfeita. Pareço um menino. Enfim, naquelas escadas do metro estava segura. Quem passava na rua, não me via. Era bem escondido. É claro que não ia me dar o luxo de ficar nas escadarias do metrô Sé. Aí já seria a mais. Com certeza daria sorte para o azar.

Sorte mesmo foi encontrar o senhor Antonio, que me fez companhia até as 3h40. Ele era encarregado de limpar os corrimãos.Trabalha no metro há 3 anos. Mora em Itaquaquecetuba. Tem dois filhos. Casal. Não se incomoda de trabalhar de madrugada. “É mais sossegado”. Devia ser mesmo, ele parecia tranqüilo. Nem um pouco cansado.

Ao acabar o serviço, Antonio voltou pra dentro da estação e fechou a grade. “Já já vai abrir. Prazer, viu” Só falta meia hora. Pensei. A única coisa que me incomodava era o estomago. Doía. O engraçado é que enquanto eu estava na viração de copo, ele não se manifestava. É parar, pra ele reclamar. Deveria ter saído com uma latinha do bar.

“Finalmente”. O senhor Antonio voltou e fez questão de abrir a grade. Muito simpático. Não ficou querendo saber porque eu estava ali, obviamente ele percebeu que a farra tinha sido boa e eu tinha perdido a hora do metro. Apenas disse: até mais. Ah, claro! Com certeza sexta-feira que vem estarei aqui para bater um papo com o senhor enquanto o metro não abre!

Menti. Mas não descarto a possibilidade de isso acontecer novamente. Vivo perdendo a hora. Aliás, perdi a estação também. Fui parar no Paraíso. Ooh sono infeliz. Voltei. Linha vermelha. Pronto. Cinco horas e trinta e cinco minutos desembarquei.

Eu poderia ter me desesperado. Praguejado até a minha quarta geração por ser tão fudida e ainda não ter um carro. Mas não. A vida pode ser realmente complicada, mas fica muito melhor quando você tira proveito das situações. E vê o lado positivo. Cheguei em casa bem. Dormi também. E acordei muito melhor, principalmente por ter economizado.

Antes 2 reais e 55 a menos e um chá de cadeira (ou melhor, de escada) do que 60 reais numa corrida de taxi.

4 Comentários:

  • Às 11:39 AM , Blogger Daniella Ricciardi disse...

    aí Di... coisas que só acontecem com vc... Vive perdendo a hora do metro... Maior saudade do mundo... Sexta vou beber com vc.. rs... Quero ver se vc vai perder a hora...

    saudadesteamo

    bjuu

     
  • Às 8:11 PM , Anonymous Bi disse...

    hahaha meu Deus, num acredito. que dó!

     
  • Às 12:03 AM , Anonymous Danoninho AUHEHUHAE disse...

    Pra aprender a não ser besta e gostar tanto de um copo cheio de um liquido amarelo q parece xixi!!!!AEUHUHUHAEAEUHAEUHAEUHAEUHAEUHUHAE
    Galera do metrô de santana sao tudo fmz !!!!

    Maaas vamos deixar esse lindo fato pra lá. Já foi mesmo.

    O que importa é q eu te amo, perdendo ou nao o metrô.

    =)

     
  • Às 10:47 AM , Anonymous Bruh disse...

    eh isso q acontece com pessoas orgulhosas!!!!!!!

    _|_

    kk

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial